Daily Scrum: O que é e qual a sua importância?

Daily Scrum! 

O time de desenvolvimento chega atrasado na daily (reunião diária)?

Nunca ou raramente têm impedimentos?

A reunião extrapola com frequência o time-boxed de 15 min?

Você não tem ideia se o seu time vai alcançar a meta da sprint? 

Hummmmm, alguns desvios no processo do framework Scrum ou até mesmo falta de entendimento da importância desse evento podem estar ocorrendo com o time.

A reunião diária traduzido do inglês Daily Scrum é um evento, também conhecida como cerimônia do framework Scrum, que deve ser realizada todos os dias da Sprint, e nos dias de planning (planejamento), review (revisão) e retrospective (retrospectiva) não há necessidade. Neste evento participa o time de desenvolvimento e nela o time planeja o trabalho para as próximas 24 horas. O local e hora é mantido sempre os mesmo para reduzir complexidade.

A daily não é uma reunião de status report para informar se o projeto está em atraso ou em andamento com relatório de velocímetro e tão pouco ler post-it. Ela tem como principal objetivo disseminar o conhecimento sobre as ações e atividades a serem realizadas pelo time de desenvolvimento, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia, assim como também identificar se o time vai alcançar a meta da sprint.

Durante a reunião diária é sugerido pelo ken schwaber e jeff sutherland no Scrum Guide, que cada membro da equipe responda a três perguntas que ajudam o time a focar no que realmente é necessário e evita aquelas reuniões sem foco que ficam intermináveis… são essas:

“O que eu fiz ontem que ajudou o Time de Desenvolvimento a atingir a meta da Sprint?

O que eu farei hoje para ajudar o Time de Desenvolvimento a atingir a meta da Sprint?

Eu vejo algum obstáculo que impeça a mim ou o Time de desenvolvimento no atingimento da meta da Sprint?”

Mas, isso é sugestão, pois cada time pode adotar sua própria técnica, desde que consigam mapear os impedimentos para o Scrum Master e verificar se estão no caminho para alcançar a meta da Sprint.

O time de desenvolvimento, ao responder estas perguntas, coloca em prática os três pilares do Scrum que são: inspeção, adaptação e transparência. 

“Inspeciona” o progresso em direção ao objetivo da Sprint e se está na direção de completar o trabalho do Backlog da Sprint (conceito de concluído que traz na prática o pilar “transparência”). Essa reunião aumenta a probabilidade do time de desenvolvimento alcançar o objetivo da Sprint. Com frequência o Time de desenvolvimento se encontra imediatamente após a reunião diária para discussões mais detalhadas e assim tem a oportunidade de poder “adaptar” ou até mesmo replanejar o restante do trabalho da Sprint.

O Product Owner não deve participar da cerimônia e o Scrum Master deve facilitar, garantir que o evento aconteça e ensinar o time de desenvolvimento a importância e os benefícios que os eventos Scrum podem trazer a todos, além de garantir que ninguém externo ao time atrapalhe. 

Alinhe essas questões dentro do time Scrum e aproveite para extrair o melhor em prol do alcance do objetivo criando ambiente propício para um maior engajamento de todos.

Esperamos que tenha gostado de ficar até aqui com a gente e que realmente isso faça sentido para você e sua equipe.

Grande abraço e até mais,

Brenda Nogueira – Família Sunsetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020, Sunsetti. Todos os direitos reservados.