Boas práticas para uma Review Meeting

Sprint Review, momento onde o time revisa o que foi desenvolvido durante o sprint e recebe o feedback sobre o incremento do produto potencialmente liberável.

Ok, mas como funciona? Quem participa? O que é esperado como resultado deste evento?

A sprint review é um momento de adaptação e inspeção e é tão importante quanto os demais eventos (planejamento do sprint, sprint, reunião diária e retrospectiva). Tem um tempo máximo para realização (conhecido como time-boxed) de até 4 horas para sprints de 30 dias (4 semanas), até 3 horas para sprints de 20 dias (3 semanas) e até 2 horas para sprints de 10 dias (2 semanas).

Neste evento participa o scrum master (SM), o time de desenvolvimento, o product owner (PO) e convidados (stakeholders do projeto).

É o momento em que o time de desenvolvimento demonstra o que foi desenvolvido durante o sprint ao PO e às partes interessadas (se convidados). O PO avalia se a meta do sprint foi atingida, faz anotações que poderão se transformar em novos itens para o product backlog, atualiza o mesmo colocando como “itens concluídos” os que já foram entregues e reprioriza caso necessário.

O resultado deste evento é que o PO pode aceitar; aceitar com ressalvas ou até mesmo rejeitar o resultado caso não esteja de acordo com o esperado. Acontece que podem sobrar algumas tarefas não realizadas e com isso, alguns itens (ou histórias de usuários – técnica de mercado muito utilizada para dar maior clareza do porquê temos que executar, para quem e o que) do product backlog não serem entregues como planejado. Neste caso, o PO pode optar em continuar no próximo sprint (que inicia imediatamente após o término da anterior) ou ele pode repriorizar de acordo com as necessidades do negócio.

E como o time Scrum tem como direção a meta do sprint e a definição de concluído definidos durante o planejamento do mesmo é esperado que todos os itens do backlog de produto sejam entregues com a qualidade esperada pelo cliente (representado no time com o papel de PO) e isso evita aquela famosa frase:

– E aí tá pronto? Tá pronto, só falta testar… rsssss.. Brincadeiras à parte, é esperado que o time tenha todas as habilidades e capacidades necessárias para fazer entregas com excelência e assim evitar retrabalhos.

Esperamos que tenha gostado de ficar até aqui com a gente e que realmente isso faça sentido para você e sua equipe.

Grande abraço e até mais,

Amanna Monteiro e Adriane Colossetti – Família Sunsetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020, Sunsetti. Todos os direitos reservados.