Barômetro do Time – Como está o clima do seu time?

Procurando alguma outra forma para fazer a retrospectiva com o time Scrum?

Uma forma de diversificar e até mesmo trazer outras soluções para melhoria contínua?

Aqui está uma sugestão que usamos para diversificarmos esses eventos com os times que implantamos o ágil com Scrum e acompanhamos.

O Barômetro é um instrumento científico utilizado para medir a pressão atmosférica, também conhecido como barômetro de Torricelli, mas o que isso tem a ver com o nosso time? Precisamos medir a temperatura para saber como está o andamento do time.

O nome Team Barometer no português Barômetro do Time foi utilizado pelo Lean & Agile Coach de Jimmy Janlén da Suécia, autor do livro Toolbox for the Agile Coach – Visualization Examples com tradução em 6 idiomas e falaremos neste artigo a respeito dessa dinâmica abordada neste livro.

Frequentemente as retrospectivas se resumem em resolver problemas ou como melhorar o trabalho, ou seja, com foco somente no processo e ferramentas. E por vezes, a reunião toma outros caminhos devido a questões comportamentais não trabalhadas, como por exemplo: levar questões de impedimento e qualidade para o lado pessoal; até mesmo a forma como se dá um feedback pra um membro do time pode causar constrangimentos e desentendimentos com o time. Assim, outros membros do time acabam se sentindo intimidados em expor suas opiniões e optam por não falar nada na ocasião.

É essencial investirmos tempo para falar sobre o clima do time, entender como a confiança está sendo construída, trabalhar a liberdade de expressão sem ferir e também aceitar críticas de uma perspectiva mais positiva e construtiva a fim de tornar o time unido e mais engajado de verdade.

A dinâmica do Team Barometer (Barômetro do Time) proposta pelo Jimmy Janlén é para que haja interação do time, por meio da facilitação visual e tudo isso é feito de forma muito simples. São apresentadas diversas questões ou temas para que o time faça uma votação sobre cada assunto abordado.

Os temas dos cartões são baseados no livro “As cinco disfunções de um time” de Patrick Lencioni e outros autores. O link de algumas sugestões traduzidas em português dos cartõesestará disponível ao final deste artigo.

Como funciona:

– O facilitador da dinâmica, no caso o Scrum Master ou Agile Coach, antes de iniciar a mesma deve selecionar alguns cartões para a dinâmica (recomenda-se de 10 a 12 itens) para que a votação não fique maçante e haja tempo hábil para discutir todos os itens e propor ações de melhorias. O time amadurecendo nos temas propostos, novos assuntos podem ser escolhidos, criados e substituídos.

– O facilitador apresenta a dinâmica e o significado dos cartões ao time antes de inicia-la.

– Cada cartão possui um título que descreve uma característica do time e duas frases explicando aspectos positivos e negativos do assunto, representados respectivamente pelas cores verde e vermelha como apresentado na figura abaixo.

– O facilitador distribui para os membros do time cartões nas cores vermelho, amarelo e vermelho e começa a ler o cartão antes de cada votação.

– Este terceiro passo é muito importante e deve ser enfatizado durante a dinâmica que cada membro do time vota, segundo a sua percepção sobre o comportamento do time mais parecido em relação ao aspecto positivo ou negativo. A votação não deve refletir o comportamento da pessoa que vota, mas sim sobre como a equipe se comporta.

– Todos votam simultaneamente, levantando o cartão verde quem concorda com o aspecto positivo e vermelho com o negativo. O verde e vermelho representam os extremos no comportamento de um time (raramente um time inteiro se encontra em um único extremo), mas busque escolher os extremos mais condizente com a realidade do time, senão, escolha o amarelo.

– Os cartões selecionados e votados devem estar no board (quadro) do time para que, de forma objetiva e visual, esteja ao alcance do time, conforme o exemplo abaixo:

* Se o time estiver remoto existem ferramentas eletrônicas como a miro.com ou até mesmo planilhas online, pode auxiliar neste sentido.

– Após realizar a votação de todos os cartões, o time deve discutir cada item e principalmente os vermelhos, onde cada integrante de forma espontânea e transparente exponha sua percepção do aspecto negativo do time, o facilitador deve instigar o time a propor ações de melhoria e monitorar os resultados.

O Barômetro do Time é uma forma eficaz de medir e monitorar a temperatura do time, mantém o anonimato e a privacidade, motivo pelo qual os membros dos times naturalmente aderem essa dinâmica. Auxilia o time a se apropriar de uma mentalidade mais colaborativa, a perder o medo do conflito, além de aumentar o comprometimento e a confiança do time para entregar melhores resultados.

Clique aqui para download dos cartões do barômetro do time.

Obrigada por terem ficado com a gente até aqui.

Um abraço,

Brenda Nogueira – Família Sunsetti

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