fbpx

Time Box do Scrum

O trabalho repetitivo e sistematizado, seja operacional ou administrativo provê fluxos previsíveis e passíveis de mensuração, afinal segundo Willian E. Deming “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Neste contexto, os projetos diferenciam-se das rotinas, pois possuem um começo, meio e fim e apesar de serem mensurados, são mais imprevisíveis. Desse modo, projetos ágeis vêm ganhando popularidade, pois apresentam ciclos (sprints) curtos que podem agregar um mínimo produto viável (MVP), por meio de um incremento de valor. Os projetos tradicionais demandam períodos mais longos para serem planejados e implementados, o que caracteriza maior risco para o investidor; em períodos curtos as perdas são menores e mais rápido é o aprendizado, “erre rápido, aprenda rápido”. Estes ciclos ou períodos (time box) são de suma importância para a eficiente gestão de projetos e podem sofrer variações em função de muitos fatores, tais como nicho mercadológico, tamanho da equipe, cultura, missão e valores da organização, entre outros. Empresas que têm optado pelo paradigma ágil vêm utilizando deveras o framework Scrum, um dos mais populares do mercado. No Scrum, os principais eventos com time box são:

  • Sprint
  • Sprint Planning
  • Daily Scrum
  • Sprint Review
  • Sprint Retrospective

A sugestão em horas (time box) para os eventos mencionados podem ser visualizados na Tabela 1

Tabela 1. Time box para os principais eventos do Scrum com sprints semanais

Evento1 semana2 semanas3 semanas4 semanas
Planning2468
Review1234
Retrospective½123

Fonte: adaptado de Scrum guide 2020

As sprints podem ocorrer entre 1 dia (mínimo) e 4 semanas, 30 dias (máximo); as reuniões diárias (daily scrum) não devem exceder 15 minutos.

Estas são as principais janelas de tempo sugeridas pelo Scrum guide, entretanto, temos verificado por meio da aplicação deste framework em diferentes empresas, que o modus operandi, por vezes são discrepantes em relação ao time box proposto no guia. Assim sendo, a Sunsetti vem utilizando ferramentas de Coaching e Programação Neurolinguística (PNL) para promover a conscientização e transformação efetiva do time scrum, angariando mais eficiência para os processos do modelo. Em artigo futuro iremos discorrer mais sobre as ferramentas de Coaching e PNL, além do papel do Agile Coach, profissional tão requisitado nos dias de hoje.

Espero que tenha gostado de ficar até aqui comigo e que realmente isso faça sentido para você e sua equipe.

Grande abraço e até mais!

Emerson R. Abraham – Família Sunsetti

Copyright © 2021 Todos os direitos reservados.
Sunsetti Treinamentos. CNPJ: 19.769.133/0001-55