Treinamentos

Agile Coach

Agile Coach é o profissional qualificado para apoiar na implantação dos processos ágeis na empresa e de manter o time motivado a continuar atuando dentro das diretrizes Scrum.

Agile Coach
  • Está com problemas em implantar o Scrum em sua empresa?
  • Encontra dificuldades em continuar mantendo o time motivado e aplicando os processos de Scrum?

Agile Coach é o profissional qualificado para apoiar na implantação dos processos ágeis na empresa e de manter o time motivado a continuar atuando dentro das diretrizes Scrum. Este curso apresentar o conceito e algumas ferramentas de coaching para manter seu time motivado com entregas eficientes e eficazes na implantação de Agile em uma organização. O profissional desenvolve habilidades em Agile Coach e também em gerenciamento Ágil de Projetos.

O profissional terá contato prático no processo de Executive Coaching aplicado aos desafios relacionados à liderança de processos ágeis (framework Scrum). Desenvolvendo na prática diferentes modelos e ferramentas de Coaching, as quais, auxiliam no ganho de performance do time que lidera.

OKR

OKR (Objectives and Key Results) é um framework para definir metas utilizado por grandes empresas inovadoras. É um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas.

OKR
  • Quer revolucionar seus resultados?
  • Cansado de balanced Scored Card e objetivos não atingidos?
  • Seu time anda desmotivado e sem metas?
  • As metas da sua empresa não estão alinhadas?
  • Precisa aumentar a sua produtividade?

OKR (Objectives and Key Results) é um framework para definir metas utilizado por grandes empresas inovadoras. É um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas. O OKR foi criado originalmente pela Intel e adotado pelo Google e suportou o crescimento do Google, mostrando que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas quanto por grandes corporações.

Com o OKR vamos estabelecer um conjunto de objetivos interrelacionados que, alcançados de forma individual ou coletiva, vão contribuir para os objetivos macro de uma organização

Design Sprint

O Design Sprint é uma metodologia participativa: diferente de encomendar um trabalho para uma consultoria, no Design Sprint as equipes criam produtos e processos em conjunto. 

Design Sprint
  • Sua empresa tem dificuldades na definição de um produto?
  • Dificuldades em trabalhar em único time de criação?
  • Necessita de inovação e de maior interação das áreas envolvidas?
  • Precisa reduzir seu tempo de definição de um novo produto

O Design Sprint é uma metodologia participativa: diferente de encomendar um trabalho para uma consultoria, no Design Sprint as equipes criam produtos e processos em conjunto.  Desenvolvido pelo Google, o Design Sprint é uma maneira ágil de conceituar e tornar uma ideia tangível, um produto, suas implementações e funcionalidades em um curto espaço de tempo.

São cinco dias de intenso trabalho, juntando práticas de estratégia de negócios, inovação, ciência do comportamento, design thinking. A ideia é comprimir em uma semana os meses de discussões intermináveis e idas e vindas de um projeto. Ao final, temos um protótipo já testado e aperfeiçoado em 40 horas através de imersão e comprometimento de todos os especialistas da empresa.

O objetivo desse curso é vivenciar a solução de problemas e criação através de dinâmicas de grupo.

Design Thinking

Design Thinking é um método com o objetivo de buscar soluções que facilitem na solução de problemas através de um processo de criação e inovação para exercitar nossa criatividade.

 

 

Design Thinking
  • Quer experimentar ideias antes de implementar?
  • Testar conhecimentos e protótipos antes do lançamento?
  • Precisa de inovação e rapidez?
  • Seu time precisa de novidades para motivação?

Design Thinking é um método com o objetivo de buscar soluções que facilitem na solução de problemas através de um processo de criação e inovação para exercitar nossa criatividade. Neste curso, você aprenderá o que é o Design Thinking e como surgiu, quem se destaca inovando (como o Google, Facebook), quais são as etapas e perfis de pessoas que podemos agrupar e que, juntas, irão gerar o processo de inovação. Além disso, veremos diversas técnicas e ferramentas muito úteis para pesquisar, analisar, sintetizar e prototipar soluções para problemas em qualquer área de atuação. Além disso, vamos aplicar os princípios (conceito) e métodos/ferramentas (prática) do Design Thinking (DT) por meio de um estudo de caso.

Atuando como Scrum Master na prática

O SCRUM Master é o protetor da aplicação do framework SCRUM sendo ele o responsável por gerenciar conflitos, remover impedimentos, ser o elo de ligação entre o time

Atuando como Scrum Master na prática
  • Ainda tem na ideia que o Scrum Master não faz nada no projeto?
  • O que é uma liderança servidora?
  • O gerente de projetos é um Scrum Master ou Product Owner?
  • Como definir claramente as atividades do Scrum Master?

O SCRUM Master é o protetor da aplicação do framework SCRUM sendo ele o responsável por gerenciar conflitos, remover impedimentos, ser o elo de ligação entre o time e o Product Owner, além de atuar como facilitador durante todo o ciclo de vida do projeto. Este treinamento irá prover o detalhamento das atividades a serem realizadas pelo Scrum Master durante a execução de um projeto ágil permitindo a melhoria dos resultados e a maior efetividade do time e do projeto. Os profissionais irão vivenciar a rotina de desenvolvimento de projetos ágeis, bem como ver técnicas de gestão de conflitos, coach, liderança servidora e gestão facilitadora. 

Atuando como Product Owner na prática

O Product Owner é o responsável por decidir o que será ou não será feito, bem como ser o elo entre o time de desenvolvimento e os demais envolvidos no projeto.

Atuando como Product Owner na prática
  • Dificuldades em gerenciar o backlog do seu projeto?
  • Seu Product Owner está com dificuldades no relacionamento com o time?
  • A estruturação de valor das entregas não atende às necessidades?
  • Conflitos entre o Product Owner e o Scrum Master?

O Product Owner é o responsável por decidir o que será ou não será feito, bem como ser o elo entre o time de desenvolvimento e os demais envolvidos no projeto. Este treinamento irá prover o detalhamento das atividades a serem realizadas pelo Product Owner durante a execução de um projeto ágil permitindo a melhoria dos resultados e a maior efetividade do time e do projeto. Os profissionais irão vivenciar a rotina de desenvolvimento de projetos ágeis, bem como ver técnicas que facilitam a criação das demandas, priorização e controle das mudanças na gestão no framework ágil. 

Fundamentos Scrum com Lego

Scrum é um framework de trabalho em equipe com um mesmo objetivo, tarefas e metas compartilhadas, que promove ciclos de feedback rápido não só do produto, mas também de processo de trabalho.

Fundamentos Scrum com Lego
  • Sua empresa continua fazendo entregas únicas nos projetos?
  • Os projetos têm atrasos constantes e insatisfação contínua dos clientes?
  • Sua equipe anda desmotivada e com falta de foco?
  • Dificuldades na implantação e utilização do SCRUM?

Scrum é um framework de trabalho em equipe com um mesmo objetivo, tarefas e metas compartilhadas, que promove ciclos de feedback rápido não só do produto, mas também de processo de trabalho. É aplicado para produção de software como a principal medida de sucesso e traz ferramentas que respondem rapidamente a qualquer mudança.

Os participantes irão adquirir experiências com as ferramentas utilizadas no framework, compreender e aplicar uma Sprint, um Product Backlog e conceitos como reuniões diárias, reuniões de planejamento, revisão e retrospectiva, além de técnicas de facilitação para Scrum Master. Também aprenderão como trabalhar em diferentes tipos de projetos, do single collocated team ao time distribuído em ambiente off-shore. 

E que tal aprender tudo isso brincando? Vamos ver na prática como podemos aplicar, melhorar o processo e até mesmo ajudar a entender um pouco mais o comportamento do time construindo objetos com LEGO. Através da construção de uma cidade com LEGO, a vivência prática dos fundamentos podem ser experimentadas e seus benefícios observados em uma aplicação desafiadora e divertida.

Influência e inteligência emocional

Inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman.

Influência e inteligência emocional
  • Dificuldades de relacionamento na sua vida?
  • Seus sentimentos afloram de forma que todos percebem?
  • Suas reações estão afetando a sua carreira?

 

Inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada "inteligência social", presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.

Capacitação de líderes de projeto – Liderança, Motivação e Comunicação

Para ser líder de outras pessoas, primeiro você deve ser o líder da sua própria vida. Neste curso você aprenderá a desenhar metas claras e consistentes para a sua vida pessoal e profissional

Capacitação de líderes de projeto – Liderança, Motivação e Comunicação
  • Precisa de uma nova forma de pensar para liderar times?
  • A liderança autocrática e funcional não está dando mais resultados?
  • Como manter a geração atual motivada e comprometida?

 

Para ser líder de outras pessoas, primeiro você deve ser o líder da sua própria vida. Neste curso você aprenderá a desenhar metas claras e consistentes para a sua vida pessoal e profissional, descobrirá quais são os seus valores essenciais (porque faz o que faz e quer conquistar seus objetivos) e sairá com um plano de ação completo para chegar onde quer. Você identificará o seu estilo de liderança e desenvolverá também conhecimentos e habilidades para liderar pessoas e equipes

Empowerment e equipes de alta performance

Empowerment é um conceito que quer dizer descentralização da tomada de decisão, ou seja, sugere uma maior participação do time nas atividades

Empowerment e Equipes de alta performance
  • Sua gestão tem dificuldades em compartilhar decisões com os times?
  • O time está ansioso para participar de decisões?
  • Como aumentar a produtividade do seu time em um ambiente compartilhado?
  • Necessidade de mudar o pensamento da equipe?

Empowerment é um conceito que quer dizer descentralização da tomada de decisão, ou seja, sugere uma maior participação do time nas atividades organizacionais da empresa e dar maior autonomia de decisão e responsabilidades.

Junto com esse conceito, temos as equipes de alta performance que leva os times a atingir todo seu potencial, e poder desfrutar de tudo que suas habilidades possam proporcionar.

O objetivo desse curso é trazer técnicas e ferramentas para a implementação desses dois conceitos no dia-a-dia da sua empresa.

Feedback e feedforward

Feedforward significa dar ideias e orientações para o profissional visando o aperfeiçoamento de competências.

Feedback e feedforward
  • Não sabe a diferença entre feedback e feedforward?
  • O feedback traz mais problemas que soluções?
  • Melhorar o que você faz de melhor é um motivador para você?

Feedforward significa dar ideias e orientações para o profissional visando o aperfeiçoamento de competências. Os pilares de ações são o presente, o futuro e a positividade, focados em maximizar potencialidades.

Enquanto o feedback é mais usual em situações que já aconteceram, o feedforward foca em melhorias na ação que estão ocorrendo agora e visando o futuro. No feedforward o foco é valorizar as potencialidades, é fortalecer o que pode se tornar melhor e encorajar as pessoas a pensarem em como direcionar o futuro

O objetivo desse treinamento é apresentar as técnicas que permitam utilizar o feedback e o feedforward como ferramentas de motivação e direcionamento por objetivos aos times.

Management 3.0

Os métodos ágeis mudaram a forma como os times se organizam e realizam seu trabalho, trazendo inúmeros benefícios.

Management 3.0
  • Sabe a diferença entre management 1.0, 2.0 e 3.0?
  • Como gerenciar a geração Y e a geração Z?
  • A gestão não combina com os conceitos ágeis modernos?

Os métodos ágeis mudaram a forma como os times se organizam e realizam seu trabalho, trazendo inúmeros benefícios. No entanto, as mudanças não atingiram a camada superior de gestão. O Management 3.0 tem como objetivo de levar os conceitos ágeis para todos os níveis de gestão para empresas de qualquer segmento.

O objetivo desse treinamento é propagar a cultura ágil para toda a empresa.

MS Project com a utilização das boas práticas do PMBOK

Esse curso mescla os conceitos de gestão de projetos e sua aplicação prática com a utilização da ferramenta MS-PROJECT.

MS Project com a utilização das boas práticas do PMBOK
  • Cansado de usar o MS-PROJECT como planilha EXCEL?
  • Seu time cria o cronograma e não olha mais para ele durante todo o projeto?
  • Não consegue relacionar os conceitos de gestão de projetos com uma ferramenta de apoio?
  • Seu cronograma parece sempre em dia e de repente aparece atrasado?

Esse curso mescla os conceitos de gestão de projetos e sua aplicação prática com a utilização da ferramenta MS-PROJECT.

Aprenda a elaborar cronogramas, planejar corretamente os custos, acompanhar e controlar projetos usando o Microsoft Project, assim como utilizar seus novos relatórios, compartilhar recursos (pool de recursos), vincular tarefas e personalizar a ferramenta para atender melhor às suas necessidades e, finalmente, poder consolidar projetos da melhor forma possível. 

Coaching como ferramenta para o gerente de projetos

O coaching reúne um conjunto de níveis de conhecimento que pode auxiliar o gerente de projetos na condução do projeto e na gestão de pessoas, permitindo obter o máximo de desempenho do time

Coaching como ferramenta para o gerente de projetos
  • O gerente de projetos não consegue mais motivar o time?
  • O gerente de projetos atua como um líder autoritário?
  • Não há busca de uma relação de comprometimento e envolvimento de todos?

 

O coaching reúne um conjunto de níveis de conhecimento que pode auxiliar o gerente de projetos na condução do projeto e na gestão de pessoas, permitindo obter o máximo de desempenho do time e alcançando melhores resultados.

Nesse curso associamos os conceitos de gestão de projetos com os conceitos de coaching para criar um guia prático de o que e como aplicar as técnicas de coaching em cada situação de projeto.

Gestão de mudanças - Melhores práticas

As mudanças sempre acontecem em um projeto e precisam ser gerenciadas e documentadas. O gerente de projetos é o responsável por tratar cada mudança identificada

Gestão de mudanças - Melhores práticas
  • Seus projetos não têm controle das mudanças de escopo e prazo que ocorrem?
  • Os desvios do projeto continuam e você entregando cada vez mais e recebendo menos?
  • Dificuldades no relacionamento do Gerente de Projetos com o cliente?

 

As mudanças sempre acontecem em um projeto e precisam ser gerenciadas e documentadas. O gerente de projetos é o responsável por tratar cada mudança identificada a partir das solicitações dos stakeholders, confrontando essas solicitações com a linha de base do projeto. Para tanto, é essencial que essas linhas de base de escopo, prazo e custo sejam estabelecidas no início do projeto e tenha a aprovação formal do cliente.

O objetivo desse curso é discutir e alinhar como as mudanças podem ser melhor gerenciadas no ambiente de um projeto e apresentar os benefícios alcançados, tais como: como a redução de impacto no prazo, no custo e na qualidade do projeto. Além disso, vamos criar em conjunto um guia de boas práticas para a gestão de mudanças de projetos.

Coaching para times

Coaching é o processo de instrumentar pessoas e times com ferramentas e conhecimento necessários ao seu desenvolvimento, gerando maiores resultados nas ações.

Coaching para times
  • Quer saber como o coaching aumenta a capacidade do seu time?
  • Como podemos desenvolver a equipe através de perguntas poderosas?
  • Quer maximizar a utilização das práticas ágeis?

Coaching é o processo de instrumentar pessoas e times com ferramentas e conhecimento necessários ao seu desenvolvimento, gerando maiores resultados nas ações. O coaching de equipes ajuda a potencializar o sucesso na adoção de práticas ágeis. É uma passagem de conhecimento feita no dia-a-dia do time, o que tem um efeito multiplicador na absorção de princípios e práticas, customizados para o contexto da empresa. Nesse treinamento, o time conhecerá técnicas básicas para aplicar no cotidiano do trabalho.

Gestão Projetos – PMI

Com este curso, o aluno compreenderá os principais conceitos de Gestão de Projetos: o que o define, qual a importância da gestão e o papel do gerente.

Gestão Projetos – PMI
  • Precisa conhecer os conceitos principais do gerenciamento de projetos?
  • O PMBOK parece algo intangível e não usável?
  • Sabia que o gerenciamento de projetos não é só escopo, prazo, custo e qualidade?

Com este curso, o aluno compreenderá os principais conceitos de Gestão de Projetos: o que o define, qual a importância da gestão e o papel do gerente de projetos, aprendendo a identificar um projeto e iniciá-lo. Saberá como dividi-lo em fases e conhecerá as dez áreas de conhecimento de um projeto (Integração, Escopo, Tempo, Custo, Comunicações, Riscos, Recursos Humanos, Qualidade, Aquisições e as Partes interessadas que foram permeadas em todo nosso conteúdo). 
O aluno realizará simulados com perguntas compatíveis a certificação PMP®. 

Yellow Belt

Este curso Six Sigma Yellow Belt fornece uma introdução prática ao trabalho com o Six Sigma recomendado para aqueles que serão envolvidos como membro da equipe…

Lean Six Sigma Yellow Belt
  • Princípios e conceitos do Six Sigma • Princípios e conceitos Lean
  • Visão geral do DMAIC
    • D Como definir projetos Six Sigma
    • M Como Coletar dados, - tipos de dados, amostragem e Estatística
    • A Fase de Análise - 5 Porquês e Análise de Processo
    • I Ação de melhoria da Fase - Seleção da Solução
    • C Fase de Controle - Fatores chave para manter o Sucesso

 

Este curso Six Sigma Yellow Belt fornece uma introdução prática ao trabalho com o Six Sigma recomendado para aqueles que serão envolvidos como membro da equipe do projeto para atuar na resolução de problemas e na implementação de melhorias e iniciativas de negócios.

Green Belt

Esse curso proporciona a capacitação e desenvolvimento dos profissionais que atuam no processo de melhoria contínua de qualidade e estratégias para o desenvolvimento de mudanças.

Green Belt
  • Aspectos críticos da implantação identificando Projetos
  • Desdobramentos de metas e objetivos Escopo do Projeto
  • Como Avaliar se uma Variável Possui Distribuição Normal
  • Mapeamento de Processo
  • Priorização de Causas
  • Estatística aplicada a engenheiros
  • Gráfico de Tendência
  • Gráfico de Pareto
  • Diagrama de dispersão
  • Capabilidade
  • Mapa de Análise Estatística
  • Introdução ao FMEA
  • Testes Estatísticos
  • Análise de Regressão
  • Kaizen e Poka Yoke (Mistake-Proofing)
  • Como manter as melhorias alcançadas Ferramentas Lean Six Sigma
  • Sistema de controle de processos
  • CEP - Controle Estatístico de Processos
  • Implementação de projetos DMAIC

Esse curso proporciona a capacitação e desenvolvimento dos profissionais que atuam no processo de melhoria contínua de qualidade e estratégias para o desenvolvimento de mudanças.

 

Lean TI

Transformar a cultura organizacional para colocar o valor do cliente no centro de todas as operações de TI. O Lean IT promove cultura de busca pela melhoria contínua e possibilita reduzir os desperdícios dos processos…

Lean TI

Transformar a cultura organizacional para colocar o valor do cliente no centro de todas as operações de TI. O Lean IT promove cultura de busca pela melhoria contínua e possibilita reduzir os desperdícios dos processos e a consequência reflete em ganho no produto entregue ao cliente final.

Introdução ao Lean

  • Definição de Lean IT
  • Desenvolvimento histórico do sistema de produção Lean e Toyota
  • 5 princípios-chave do Lean: valor para o cliente, fluxo de valor, fluxo, extração e perfeição
  • Classificação das atividades Lean: valor agregado, valor não agregado necessário e valor agregado
  • Melhoria Contínua

 

Dimensões de TI enxuta

 

Focando no Cliente

  • Identificando a voz do cliente (VoC)
  • Considerando tipos de clientes e valores de clientes
  • Revendo o conceito de Critical to Quality (CTQ)
  • Analisando o VoC
  • Vinculando o VoC aos CTQs
  • Identificando outras fontes de melhoria contínua

Melhorando processos existentes

  • Definindo processo e os processos básicos em uma organização
  • Utilizando objetivo, resultado, entrada, rendimento, saída, cliente
  • Conceitos push e pull
  • Definição do modo SIPOC
  • Mapa do fluxo de valor
  • Importância das métricas do processo
  • Fontes de melhoria de valor, incluindo heijunka e 5S

Aprimorando o desempenho operacional

  • Melhoria do desempenho no círculo Deming
  • Indicadores Chave de Performance
  • O tempo como um fator importante na TI
  • Eficiência do ciclo de processo e mapeamento do fluxo de valor
  • Usando habilidade e conhecimento para garantir o desempenho

Organização

  • Cascata de comunicação e diálogo sobre desempenho
  • Requisitos organizacionais para estruturação Lean IT
  • Velocidade de comunicação em toda a organização
  • O objetivo da gerência de capacitar os funcionários
  • Kanban e outros painéis de gerenciamento visual

Comportamento e Atitude

  • Tipos de comportamento enxuto
  • Gerenciamento tradicional versus gerenciamento enxuto
  • Liderança enxuta: vá ver, pergunte por que, mostre respeito
  • Tornando sua transformação enxuta um sucesso a longo prazo

Kaizen

  • Compreendendo o conceito de Kaizen
  • Relacionando o Kaizen ao sistema, processo e atividade
  • Identificação de eventos, ferramentas e armadilhas do Kaizen
  • DMAIC: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar
  • Aplicando A3 à resolução de problemas

Preparatório certificação PSM I

A PSM I é a certificação Profissional Scrum Master, do scrum.org, site ao qual pertence a um dos co-criadores do Scrum.

Preparatório certificação PSM I
  • Quer se certificar Scrum Master, mas não se sente preparado?
  • Quer preparar o seu time para a certificação?
  • Precisa entender melhor os conceitos para a prova?
  • Quer entender melhor o papel de um Scrum Master?

A PSM I é a certificação Profissional Scrum Master, do scrum.org, site ao qual pertence a um dos co-criadores do Scrum. A certificação serve para quem deseja validar sua profundidade de conhecimento da estrutura Scrum e de sua aplicação.

O curso se baseia nos fundamentos do Scrum, com base no Scrum Guide e demais leituras sugeridas pelo scrum.org, além de simulados fiéis ao exame, que auxilia no preparo para a prova.

Preparatório certificação PSPO I

A PSPO I é a certificação Profissional Scrum Product Owner, do scrum.org, site ao qual pertence a um dos co-criadores do Scrum.

Preparatório certificação PSPO I
  • Quer se certificar Product Owner, mas não se sente preparado?
  • Quer preparar o seu time para a certificação?
  • Precisa entender melhor os conceitos para a prova?
  • Quer entender melhor o papel de um Product Owner?

A PSPO I é a certificação Profissional Scrum Product Owner, do scrum.org, site ao qual pertence a um dos co-criadores do Scrum. A certificação serve para quem deseja validar sua profundidade de conhecimento da estrutura Scrum e de sua aplicação.

O curso se baseia nos fundamentos do Scrum, com base no Scrum Guide e demais leituras sugeridas pelo scrum.org, além de simulados fiéis ao exame, que auxilia no preparo para a prova.

Programação Neurolinguística - PNL

A Programação neurolinguística – PNL é uma metodologia que pode ser utilizada de forma prática em nosso dia a dia, indo além de somente técnicas.

Preparatório certificação PSPO I
  • Quer aprimorar seu modo de se comunicar?
  • Conhecer outros pontos de vista?
  • Entender mais como contribuir com você e seu time em melhorar a performance?

A Programação neurolinguística - PNL é uma metodologia que pode ser utilizada de forma prática em nosso dia a dia, indo além de somente técnicas. Está completamente ligada com resultado pessoal quanto profissional.

Para que você conquiste melhores resultados é importante conhecer mais do próprio funcionamento, podendo desta forma ampliar as possibilidades de escolha de atitudes e comportamentos que vão ao encontro da vida que pretende ter. Para atingir os resultados que deseja, é necessário criar modelos a partir de atitudes de sucesso.

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