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Analista de Negócios x Gerente de Projetos

Há muitas dúvidas sobre os papéis no universo de projetos e produtos e afinal das contas, o que podemos esperar do analista de projetos e do gerente de projetos?

Primeiramente vamos falar um pouco sobre o mindset de projetos e de produtos.

No mindset de projetos o sucesso está definido em entregar o escopo, prazo e orçamento conforme o planejado. Já o mindset de produtos o sucesso se dá pelas métricas de negócio, ou seja, o quanto que o produto desenvolvido pelo time foi adotado e usado pelos usuários; pela receita gerada e também pela economia de custos por recurso.

Diante desse cenário, onde gera muitas dúvidas do que é certo ou errado fazer eu sempre parto do princípio que o errado é ficar sem agir. Portanto, ação para que possamos errar rápido e aprender rápido. Dessa forma, podemos melhorar continuamente e adequar os papéis necessários para cada cenário da empresa.

Neste artigo vamos tratar de alguns papéis existentes no mundo de projetos. São eles:

Analista de projetos

É esperado que elabore planos de execução, comunicação e acompanhamento de projeto. Auxilia o time e cria indicadores garantindo as entregas dos pacotes de serviços acordados e planejados, bem como as atividades necessárias para execução e entrega do projeto no prazo, mas não tem a responsabilidade das 10 áreas de conhecimento* ditadas pelo PMBOK como o gerente de projetos tem.

Gerente de projetos

Segundo PMBOK (6ª edição), é esperado que essa pessoa combine os resultados em todas as áreas de conhecimento e tenha uma visão geral do projeto, bem como tem responsabilidade do projeto como todo. Sabe-se também que o (a) GP, como é conhecido este papel, planeja, executa, acompanha o projeto e promove a comunicação, assim como o analista de projetos, mas com mais responsabilidades como já citado. Além disso, tem a função de motivar o time.

Atributos Esperados segundo PMBOK

  • Conhecimento sobre:
    •  Gerenciamento de projetos;
    •  Ambiente de negócios;
    •  Aspectos técnicos e outras informações necessárias para administrar o projeto com eficácia;
  • Habilidades para:
    •  Liderar com eficácia a equipe do projeto;
    •  Coordenar o trabalho;
    •  Colaborar com as partes interessadas;
    •  Solucionar problemas e
    •  Tomar decisões;
  • Capacidades para desenvolver e administrar:
    •  Escopo;
    •  Cronogramas;
    •  Orçamentos;
    •  Recursos;
    •  Riscos;
    •  Planos;
    •  Apresentações e relatórios; e
  • Outros atributos necessários para gerenciar o projeto com sucesso, como personalidade, atitude, ética e liderança.
  • Os GPs apoiam-se em habilidades interpessoais importantes, incluindo, mas não limitadas a:
    • Liderança;
    • Construção de equipes;
    • Motivação;
    • Comunicação;
    • Influencia;
    • Tomada de decisões;
    • Consciência política e cultural;
    • Negociação;
    • Facilitação;
    • Gerenciamento de conflitos, e
    • Coaching.

* 10 áreas do conhecimento

1 – Gerenciamento de Integração de projetos

2 – Gerenciamento do Escopo do projeto

3 – Gerenciamento do Cronograma

4 – Gerenciamento de Custos

5 – Gerenciamento da Qualidade

6 – Gerenciamento de Recursos do projeto

7 – Gerenciamento de Comunicações

8- Gerenciamento de Riscos

9 – Gerenciamento de Aquisições do projeto

10 – Gestão de Partes Interessadas do projeto

Espero que tenha gostado de ficar até aqui comigo e que realmente isso faça sentido para você e sua equipe.

Grande abraço e até mais!

Adriane Colossetti – Família Sunsetti

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