Gestão de Projetos

MS Project com a utilização das boas práticas do PMBOK

Esse curso mescla os conceitos de gestão de projetos e sua aplicação prática com a utilização da ferramenta MS-PROJECT.

MS Project com a utilização das boas práticas do PMBOK
  • Cansado de usar o MS-PROJECT como planilha EXCEL?
  • Seu time cria o cronograma e não olha mais para ele durante todo o projeto?
  • Não consegue relacionar os conceitos de gestão de projetos com uma ferramenta de apoio?
  • Seu cronograma parece sempre em dia e de repente aparece atrasado?

Esse curso mescla os conceitos de gestão de projetos e sua aplicação prática com a utilização da ferramenta MS-PROJECT.

Aprenda a elaborar cronogramas, planejar corretamente os custos, acompanhar e controlar projetos usando o Microsoft Project, assim como utilizar seus novos relatórios, compartilhar recursos (pool de recursos), vincular tarefas e personalizar a ferramenta para atender melhor às suas necessidades e, finalmente, poder consolidar projetos da melhor forma possível. 

Coaching como ferramenta para o gerente de projetos

O coaching reúne um conjunto de níveis de conhecimento que pode auxiliar o gerente de projetos na condução do projeto e na gestão de pessoas, permitindo obter o máximo de desempenho do time

Coaching como ferramenta para o gerente de projetos
  • O gerente de projetos não consegue mais motivar o time?
  • O gerente de projetos atua como um líder autoritário?
  • Não há busca de uma relação de comprometimento e envolvimento de todos?

 

O coaching reúne um conjunto de níveis de conhecimento que pode auxiliar o gerente de projetos na condução do projeto e na gestão de pessoas, permitindo obter o máximo de desempenho do time e alcançando melhores resultados.

Nesse curso associamos os conceitos de gestão de projetos com os conceitos de coaching para criar um guia prático de o que e como aplicar as técnicas de coaching em cada situação de projeto.

Gestão de mudanças - Melhores práticas

As mudanças sempre acontecem em um projeto e precisam ser gerenciadas e documentadas. O gerente de projetos é o responsável por tratar cada mudança identificada

Gestão de mudanças - Melhores práticas
  • Seus projetos não têm controle das mudanças de escopo e prazo que ocorrem?
  • Os desvios do projeto continuam e você entregando cada vez mais e recebendo menos?
  • Dificuldades no relacionamento do Gerente de Projetos com o cliente?

 

As mudanças sempre acontecem em um projeto e precisam ser gerenciadas e documentadas. O gerente de projetos é o responsável por tratar cada mudança identificada a partir das solicitações dos stakeholders, confrontando essas solicitações com a linha de base do projeto. Para tanto, é essencial que essas linhas de base de escopo, prazo e custo sejam estabelecidas no início do projeto e tenha a aprovação formal do cliente.

O objetivo desse curso é discutir e alinhar como as mudanças podem ser melhor gerenciadas no ambiente de um projeto e apresentar os benefícios alcançados, tais como: como a redução de impacto no prazo, no custo e na qualidade do projeto. Além disso, vamos criar em conjunto um guia de boas práticas para a gestão de mudanças de projetos.

Gestão Projetos – PMI

Com este curso, o aluno compreenderá os principais conceitos de Gestão de Projetos: o que o define, qual a importância da gestão e o papel do gerente.

Gestão Projetos – PMI
  • Precisa conhecer os conceitos principais do gerenciamento de projetos?
  • O PMBOK parece algo intangível e não usável?
  • Sabia que o gerenciamento de projetos não é só escopo, prazo, custo e qualidade?

Com este curso, o aluno compreenderá os principais conceitos de Gestão de Projetos: o que o define, qual a importância da gestão e o papel do gerente de projetos, aprendendo a identificar um projeto e iniciá-lo. Saberá como dividi-lo em fases e conhecerá as dez áreas de conhecimento de um projeto (Integração, Escopo, Tempo, Custo, Comunicações, Riscos, Recursos Humanos, Qualidade, Aquisições e as Partes interessadas que foram permeadas em todo nosso conteúdo). 
O aluno realizará simulados com perguntas compatíveis a certificação PMP®. 

Yellow Belt

Este curso Six Sigma Yellow Belt fornece uma introdução prática ao trabalho com o Six Sigma recomendado para aqueles que serão envolvidos como membro da equipe…

Lean Six Sigma Yellow Belt
  • Princípios e conceitos do Six Sigma • Princípios e conceitos Lean
  • Visão geral do DMAIC
    • D Como definir projetos Six Sigma
    • M Como Coletar dados, - tipos de dados, amostragem e Estatística
    • A Fase de Análise - 5 Porquês e Análise de Processo
    • I Ação de melhoria da Fase - Seleção da Solução
    • C Fase de Controle - Fatores chave para manter o Sucesso

 

Este curso Six Sigma Yellow Belt fornece uma introdução prática ao trabalho com o Six Sigma recomendado para aqueles que serão envolvidos como membro da equipe do projeto para atuar na resolução de problemas e na implementação de melhorias e iniciativas de negócios.

Green Belt

Esse curso proporciona a capacitação e desenvolvimento dos profissionais que atuam no processo de melhoria contínua de qualidade e estratégias para o desenvolvimento de mudanças.

Green Belt
  • Aspectos críticos da implantação identificando Projetos
  • Desdobramentos de metas e objetivos Escopo do Projeto
  • Como Avaliar se uma Variável Possui Distribuição Normal
  • Mapeamento de Processo
  • Priorização de Causas
  • Estatística aplicada a engenheiros
  • Gráfico de Tendência
  • Gráfico de Pareto
  • Diagrama de dispersão
  • Capabilidade
  • Mapa de Análise Estatística
  • Introdução ao FMEA
  • Testes Estatísticos
  • Análise de Regressão
  • Kaizen e Poka Yoke (Mistake-Proofing)
  • Como manter as melhorias alcançadas Ferramentas Lean Six Sigma
  • Sistema de controle de processos
  • CEP - Controle Estatístico de Processos
  • Implementação de projetos DMAIC

Esse curso proporciona a capacitação e desenvolvimento dos profissionais que atuam no processo de melhoria contínua de qualidade e estratégias para o desenvolvimento de mudanças.

 

Lean TI

Transformar a cultura organizacional para colocar o valor do cliente no centro de todas as operações de TI. O Lean IT promove cultura de busca pela melhoria contínua e possibilita reduzir os desperdícios dos processos…

Lean TI

Transformar a cultura organizacional para colocar o valor do cliente no centro de todas as operações de TI. O Lean IT promove cultura de busca pela melhoria contínua e possibilita reduzir os desperdícios dos processos e a consequência reflete em ganho no produto entregue ao cliente final.

Introdução ao Lean

  • Definição de Lean IT
  • Desenvolvimento histórico do sistema de produção Lean e Toyota
  • 5 princípios-chave do Lean: valor para o cliente, fluxo de valor, fluxo, extração e perfeição
  • Classificação das atividades Lean: valor agregado, valor não agregado necessário e valor agregado
  • Melhoria Contínua

 

Dimensões de TI enxuta

 

Focando no Cliente

  • Identificando a voz do cliente (VoC)
  • Considerando tipos de clientes e valores de clientes
  • Revendo o conceito de Critical to Quality (CTQ)
  • Analisando o VoC
  • Vinculando o VoC aos CTQs
  • Identificando outras fontes de melhoria contínua

Melhorando processos existentes

  • Definindo processo e os processos básicos em uma organização
  • Utilizando objetivo, resultado, entrada, rendimento, saída, cliente
  • Conceitos push e pull
  • Definição do modo SIPOC
  • Mapa do fluxo de valor
  • Importância das métricas do processo
  • Fontes de melhoria de valor, incluindo heijunka e 5S

Aprimorando o desempenho operacional

  • Melhoria do desempenho no círculo Deming
  • Indicadores Chave de Performance
  • O tempo como um fator importante na TI
  • Eficiência do ciclo de processo e mapeamento do fluxo de valor
  • Usando habilidade e conhecimento para garantir o desempenho

Organização

  • Cascata de comunicação e diálogo sobre desempenho
  • Requisitos organizacionais para estruturação Lean IT
  • Velocidade de comunicação em toda a organização
  • O objetivo da gerência de capacitar os funcionários
  • Kanban e outros painéis de gerenciamento visual

Comportamento e Atitude

  • Tipos de comportamento enxuto
  • Gerenciamento tradicional versus gerenciamento enxuto
  • Liderança enxuta: vá ver, pergunte por que, mostre respeito
  • Tornando sua transformação enxuta um sucesso a longo prazo

Kaizen

  • Compreendendo o conceito de Kaizen
  • Relacionando o Kaizen ao sistema, processo e atividade
  • Identificação de eventos, ferramentas e armadilhas do Kaizen
  • DMAIC: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar
  • Aplicando A3 à resolução de problemas
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