Observando algumas apresentações de trabalhos, ressalto ainda mais minha convicção de que a forma de se expressar, falar, gesticular, faz toda diferença.

A arte de se comunicar é sem dúvida muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. A pessoa que consegue manifestar suas ideias de forma clara e objetiva, tem a grande chance de sucesso. Portanto, segue algumas dicas para melhorar a dicção e aos poucos ganhar a desinibição da fala em público:

– Crie o hábito de ler livros e artigos fidedignos;

– Leia alguns trechos em voz alta;

– Leia poesias em voz alta;

– Preste atenção em sua pronuncia, clareza e tom de voz emitida;

– Preste atenção em cada palavra lida, pois nosso cérebro tem uma grande tendência de nos enganar, pois lemos tão rápido que nem sempre o que estamos percebendo é o que realmente está escrito.

– Perceba as palavras e escute as pronuncias de cada uma delas e assim conquiste gradativamente a fluência de uma fala correta, eficiente e eficaz.

Aos poucos e com exercícios simples de praticar, você ganhará segurança em seu vocabulário, bem como soltar um pouco mais a língua para que sua fala seja escutada e percebida de forma clara, limpa e objetiva.

Abraços e até a próxima.

Adriane Colossetti