Quem nunca teve dificuldade em lidar com pessoas que atire a primeira pedra!
E digo mais, você conversa de uma forma que parece que está falando “grego”… E pasme: está!!! Pois, na maioria das vezes fazemos uso do nosso idioma “tecniquês” e ninguém é obrigado a conhecer todos os termos.
Importante deixar claro que quando falo em “tecniquês” não necessariamente cito somente a área de tecnologia da informação, pois continuando na saga “perguntas”:
Quem nunca teve dificuldade de compreender termos técnicos de advogados, médicos, engenheiros, entre outros? Portanto, esse texto pode ser útil à todos os profissionais, cada um com sua dificuldade em conseguir se fazer entender…
Deixo algumas dicas para a área de tecnologia da informação, mas se você é um profissional de outra área de atuação, tente abstrair o objetivo principal desse artigo que é ajudá-lo(a) compreender e desenvolver hábitos de utilizar palavras que todas as pessoas que estão te ouvindo consiga se envolver na conversa, tornando-a agradável e produtiva.
Linguagem técnica x linguagem do usuário:
- Lembre-se que o usuário tem formação diferente da sua;
- Tente se colocar no lugar do usuário;
- Imagine o usuário como um aprendiz e assim você terá que ser mais claro, visual e objetivo possível;
- Use imagens para explicação;
- Esqueça os termos técnicos, estes você pode utilizar com os colegas de seu departamento;
Abraços e até a próxima.
Adriane Colossetti – Família Sunsetti