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Técnicas de Feedback

Você sabe o quão importante é dar e receber um feedback?

Seu time troca feedbacks entre eles?

O feedback é multidirecional?

Bom, sabemos que feedbacks em alguns times são um problema, nem sempre é feita de forma correta ou até mesmo nem acontece.

Primeira coisa que devemos saber é que feedback é multidirecional, ou seja, não precisa esperar o líder falar algo, ele pode ser dito em qualquer hierarquia. Ele é um presente dado a pessoa que está recebendo, pois enquanto acreditamos na evolução dela, notamos e queremos contribuir para esse crescimento. Nota-se que é uma ferramenta poderosa e muito importante para a melhoria contínua. Segundo a IBIC é “falar o que deve ser dito sem ser estúpido ou abstrato e a ouvir sem ser intolerante”.

Importante saber que até mesmo feedbacks positivos é aconselhável dar individualmente, ao contrário do que muita gente pensa (se for positivo da na frente de todos e se for negativo se faz individualmente) temos que tomar cuidado, pois pode-se despertar melindres nas pessoas que não receberam e sem perceber, de repente, começam a demonstrar desmotivação.

Neste artigo, vamos citar uma técnica (SCI – situação, comportamento e impacto) muito utilizada e que gera resultados surpreendentes e uma ferramenta chamada Kudos cards do Management 3.0 (gestão ágil).

A técnica SCI, é bem específica, o que facilita na hora de dar e também receber, pois a pessoa que está recebendo tem a oportunidade de saber exatamente o que pode ser melhorado e que está dando pode se atentar apenas aos pontos do comportamento da pessoa na ocasião.

  • Situação – É importante descrever de forma clara e objetiva a ocasião que está sendo abordada.
  • Comportamento – Falar sobre as ações da pessoa ou exemplos que caracterizam o ocorrido.
  • Impacto – O que as ações causaram e qual foi o impacto disso em cima da pessoa ou do time.

Exemplo: Hoje, na hora da reunião, percebi que você estava mexendo muitas vezes no celular e isso gera um impacto negativo em quem estava na sala.

Outro exemplo: Imagine a cena à Duas pessoas trabalhando juntas, Joãozinho e Zezinho. Joãozinho vira para Zezinho e fala que o trabalho do colega é ruim. Sendo assim, eles resolvem utilizar o SCI para se resolverem.

“Zezinho fala, houve uma situação assim, que você virou para mim e disse que meu trabalho era ruim, esse seu comportamento soou de forma ríspida e causou um impacto negativo em mim que me desmotivou.”

Quando falamos de feedback para time, sabemos que existem pesquisas da psicologia que falam que indivíduos motivados e felizes trabalham e produzem mais. Mas como usar o feedback para motivar de forma intrínseca as pessoas?

A técnica dos Kudos cards vem muito ao encontro com isso.

Os Kudos são cartões que servem para felicitar ou reconhecer o mérito de alguém, é sinônimo de honra, glória e reconhecimento. Eles vêm com o propósito de mudar aquele paradigma que feedback só pode ser top-down, como já citamos no início.

Uma das aplicações que podemos adotar (lembrando que cada time escolhe a forma mais adequada para sua organização).

Um exemplo de aplicação é estimular que o time escreva um Kudo para os colegas que eles acharem que merece algum elogio e deposita em uma caixa. No final de cada mês, essa caixa pode ser aberta e todos os cartões são lidos e colocado em mural no corredor da empresa para que todos pudessem ver seus reconhecimentos referente ao trabalho.

Fizemos isso em vários times e repetimos isso mês a após mês e os resultados foram fantásticos, percebemos em todos os times aplicados que a colaboração entre eles e a comunicação aumentou. Como todos estavam se sentindo motivados em saber que, de alguma forma, estavam fazendo algo que ajudava os colegas, os times e as empresas. E isso tudo realizado em forma lúdica, tendo em mente que não tem mais questão de hierarquia e todos podem trabalhar feedback positivos com os colegas.

Exemplo de cartões do Management 3.0: bom trabalho; totalmente incrível, obrigado, muito obrigado, orgulhoso, muito feliz, parabéns e bem feito. Veja a imagem.

Kudo cards – Management 3.0

Muitas empresas já o adotaram de várias formas, inclusive, com super-heróis e têm trazido muito resultados legais de uma forma descontraída.

Obrigada por terem ficado até aqui com a gente e que isso de alguma forma possa contribuir para você e seu time.

Um abraço,

Amanna Monteiro – Família Sunsetti.

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